top of page

Como escolher a lona ideal para proteger a silagem

  • polilonasmarketing
  • 19 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de abr. de 2021

Para produzir silagem de qualidade é preciso tomar algumas medidas ao longo das diferentes fases do processo, partindo da utilização da lona.

ree

O processo de produção da silagem envolve muitas etapas, materiais e investimentos: sementes, lavoura, fertilização, transporte, etc.


Contudo, muitas vezes, por conta de desatenção ao armazenamento da silagem, parte deste material acaba sendo prejudicado por fatores externos e tendo que ser jogado fora.


Independente do tipo de silagem, seja de superfície ou fardo, ter total vedação é muito importante para a preservação do material. Por isso, neste post separamos algumas dicas fundamentais para escolher a lona ideal para proteger a silagem, evitando prejuízos e garantido a qualidade do material.


1. Consulte um técnico

A experiência do produtor são a base de qualquer atividade agrícola, principalmente quando se trata da própria propriedade.


Mas, buscar pela opinião e conhecimento de um técnico sempre é válido, em qualquer situação. No caso das lonas, este profissional será eficiente na indicação do material, marca e aplicação correta, levando em consideração o ambiente e todos os outros fatores que podem influenciar no silo.


2. Cuidado com a vida útil

As lonas possuem diferentes tipos de composição que impactam diretamente na vida útil do produto e duração dos aditivos imprescindíveis para armazenagem. Quando este período acaba, a lona que era destinada a proteger seu material, se torna um plástico comum.


O tempo de duração dos aditivos variam de uma marca para outra. Algumas vão até 2 meses, mas o ideal é que os aditivos permaneçam agindo por no mínimo 6 meses.


Uma dica é aproveitar a lona “vencida” como base no solo para as silagens de superfície, evitando o contato direto do material com a umidade do chão e possíveis apodrecimentos.


3. Fique de olho nos tamanhos disponíveis

As lonas costumam ter tamanhos padrões de mercado, analise a quantidade de material que precisa ser vedado, assim é possível ter uma noção das proporções necessárias. Muitas vezes é necessário adaptar o tamanho da silagem à estes já disponíveis que variam de 8m a 16m, ou de 50m a 100m.


Dentre as dimensões das lonas, invista em uma que permita uma margem boa de sobra, para que não fique curta na hora de vedar.


4. Atente-se a resistência

Fatores como força e resistência a danos são influenciados pela composição da lona, e por isso não é simples identificar um material de qualidade apenas olhando-o ou tocando-o.


As propriedades do plásticos que compõem uma lona podem ser identificadas e sugeridas por um técnico da área.


Atenção! Quando falarmos em micras, tratando-se de espessura da lona, não significa durabilidade ou eficiência. O que determina todos esses fatores, é o conjunto de todo o processo produtivo de uma lona de silagem, desde a escolha do plástico, aditivos, processo produtivo e tecnológico, até o correto manejo na silagem.

 
 
 

Comentários


wpp puro.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram - White Circle

Copyrigth © Polilonas — Direitos reservados

bottom of page